terça-feira, 27 de abril de 2010

O FIM DOS TEMPOS JA CHEGOU

O RETRATO DA FOME MUNDIAL



ONU pede ajuda urgente para prevenir crise de fome no Níger

A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu hoje ajuda urgente à comunidade internacional para financiar o Plano de Ação Humanitária para o Níger para que se evite que a "crise aguda alimentícia" pela qual o país passa atualmente se transforme em uma crise de fome.

Leia mais sobre fome na África

Ajuda à Etiópia foi desviada para compra de armas, revela BBC

"A situação é dramática, é extremamente grave. Devemos atuar o mais rápido possível", assinalou em entrevista coletiva Elisabeth Bys, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA).

Segundo Byrs, "58% da população, 7,8 milhões de pessoas, se encontram em situação de crise alimentícia e mais de 300 mil crianças sofrem de desnutrição severa", acrescentou.

Além disso, a funcionária ressaltou que 1,2 milhão de crianças estão em perigo de cair na desnutrição severa caso as condições de vida não se modifiquem nos próximos meses.

"Os índices de desnutrição entre a população infantil são de mais de 12% e em alguns casos chegam a 15, o que é muito grave", acrescentou Byrs.

Diante dessa grave situação, Byrs reiterou que o mais urgente são fundos. Dos US$ 190 milhões solicitados no Plano de Ação Humanitária lançado há três semanas, arrecadou-se apenas 30%.

"Necessitamos dinheiro. A comida está disponível, podemos comprá-la e distribuí-la com rapidez e evitar uma catástrofe, mas o necessitamos agora", assinalou por sua vez Emilia Casella, porta-voz do Programa Alimentício Mundial (PAM).


No entanto, segundo ela, "ainda não" se pode falar de "crise de fome".

As causas da crise são eminentemente climatológicas, com um ano de 2009 no qual houve aguaceiros e inundações e um 2010 no qual a seca chegou muito antes e foi mais extrema do que o habitual.

Diferentes agências da ONU no local detectaram êxodos maciços das zonas rurais às cidades e também rumo a países vizinhos, um fato muito preocupante dadas as consequências desestabilizadoras para toda a região.

FONTE Folha de São Paulo online

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.