segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MENSAGEM AOS PROFESSORES DE CRIANÇAS


TRÊS NECESSIDADE BÁSICA DA CRIANÇA

A criança tem muitas necessidade, elas são auto-dependente, ou seja, são dependentes dos adultos em tudo. Neste artigo pretende-se citar apenas três. Essas necessidades  que citarei a seguir são básicas, é o mínimo que se pode fazer a uma criança.  

1. A Criança Precisa de Afetividade.
Um abraço, um beijo, um toque, amor, ternura, coloca-lo para dormir, ler um livro, etc. São atos que jamais elas irão esquecer. A escola não deve ser uma escola racionalista, mas, sim, uma escola afetiva, onde propicia a criança um ambiente onde ela podem desabrochar a sua ternura. Sou favorável a uma pedagogia mais afetiva do que racional.

2. A Criança Necessita de Segurança
Quando os pais saem para trabalhar, ou se ausentarem por algum motivo deve dizer às crianças que vão voltar e que estarão ao lado dela para protegê-las. Muitas crianças têm medo de ir à escola porque no fundo elas temem não ver mais seus pais. Ou que seus pais não voltarão para buscá-las. Por isso é muito importante que os pais digam as crianças que vão voltar, os pais precisam ser mais atuante em relação aos seus filhos demonstrando a eles segurança e respeito.
       
3. É Preciso Estabelecer Limite
Uma criança que não tem limites vai ser sempre assunto de outros. Como diz o velho ditado. “Quem não aprende em casa aprende na rua”. O limite precisa ser dado com liberdade de escolha. Muita gente confunde limite com escravizar a criança. Não, não e não! Isso só vai gerar um medo na criança. Um exemplo disso ocorre quando os pais vão escolher uma mochila e deixa a criança escolher a que ela quer e quando a criança começa a gritar porque se frustra por não saber o que quer, os pais batem nelas, às vezes até na frente dos outros, o que vai causar uma vergonha muito grande na criança e bloqueia a sua alta-estima. Os dois modos estão prejudicando a criança porque até os sete anos de idade uma criança não sabe o que quer, são os pais quem os decide. Então os pais precisam neste sentido direcioná-las. A orientação é: Os pais devem pegar três tipos de mochilas, ou três roupas no guarda-roupa, ou seja, o que for.  Os próprios pais já escolheram antes o que serve para os filhos. E depois pede para a criança escolher, na verdade, qualquer uma dos objetos que elas escolher já estão de acordo com o limite imposto pelo pai e a criança ficara com sua alta estima realizada e sem frustração. Entendeu amigo pai!!!!!

Pastor Mauricio Brito, professor de teologia sistemática, pedagogo, psicopedagogo, teólogo, pregador do evangelho de Cristo, Secretario do Conselho de Educação e Cultura Religiosa da CEMADERON-RO. Ministra palestras sobre a BATALHA ESPIRITUAL e a cura interior a luz da Bíblia. Fone para contato 92244161, ferreirabrito.mauricio@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.