terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EDIR MACEDO; O ESCANDALOSO.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bispo Edir Macedo: ESCÂNDALO - Um problema nosso ou dos outros?

Bispo Edir Macedo
O áudio da mensagem proferida pelo Bispo Edir Macedo, primaz da IURD, postado na internet (também publicado abaixo para conferência), onde o líder afirma beber cerveja e vinho, não me surpreendeu quanto ao fato em si de que ele beba ou não, isso eu concordo, é problema dele, afinal, é maior de idade e absoluto em suas atitudes. Isso já está provado, o tema aborto que o diga.


Agora, vir a público, na condição de líder espiritual, usando o púlpito para criar polêmica e dissenção fora e até mesmo dentro da própria igreja que dirige, em um assunto culturalmente complexo, até mesmo na visão do mundo, é no mínimo discutível. Por outro lado, no meu entender, revela um desejo de estar  sob os holofotes, ainda que seja de maneira irresponsável.


O pior de tudo é que, por mais que tentasse dissimular, usando palavras para não comprometer sua fala, sabia que estava de forma velada induzindo as pessoas a beberem, tanto que, ainda que irônicamente, encerrou o assunto com a frase do Ministério da Saúde obrigatória em todas as propagandas de bebidas alcóolicas: "Se beber não dirija".




Agora, o ponto ainda mais sério que me chamou a atenção, e é o motivo deste post, foi quanto ao seu entendimento acerca do que é escândalo, quando ele (Ipsis litteris) diz:


Agora: Bispo, isso é um escândalo o senhor falar uma coisa dessa. É, pode ser escândalo pros outros, pra mim não é.” Bispo Edir Macedo


Analisemos o que diz o dicionário da língua portuguesa sôbre o têrmo escândalo:


"escândalo 
s. m.
1. Acto! que pode induzir outrem a mal, a erro ou a pecado; mau exemplo.
2. Acto! que ofende o pudor, os sentimentos religiosos, etc.
3. Indignação produzida por mau exemplo ou por ofensas.
4. Ofensa, injúria.
5. Desordem, tumulto, alvoroço.
6. Vergonha.
pedra de escândalopessoa ou coisa que causa escândalo geral."



Ora, sem citar ainda a Bíblia Sagrada, o próprio dicionário da língua portuguesa já define o escândalo, como uma ação que de alguma forma surpreende, ofende e induz outras pessoas ao mal. A análise do que é escândalo ou não, não parte da premissa do que eu acho, mas daquilo que provoco nos outros.


Vejamos agora o que diz a bíblia sôbre isso:



1 - "Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" Mateus 18:7



2 - "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." Romanos 14:13



3 - "Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo." Romanos 14:20

4 - "Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos." 1 Coríntios 8:9




5 - "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." 1 Coríntios 10:32


6 - "Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." 2 Coríntios 6:3


7 - "Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo," Filipenses 1:10


8 - "Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo." 1 João 2:10


Se esses textos bíblicos, somados à definição literária do que é escândalo não querem dizer absolutamente nada, e escândalo é problema dos outros e não meu, então pergunto:

O que é então ESCÂNDALO para o Bispo Macedo?

É lógico que este post não será lido por ele, e nem é para ele, mas para que o leitor analise a responsabilidade e o cuidado que temos que ter ao nos dirigirmos aos outros, principalmente quando se trata de líderes que formam a opinião do público.


Vigiemos nós e oremos por ele.
Que Deus tenha misericórdia de nós!

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.