domingo, 24 de abril de 2011

O MUSICO

A paz do Senhor!
Peço licença para falar à vocês como músico.
Sou evangélico há mais de 40 anos, membro ativo da Assembléia de Deus e atualmente integro a equipe de músicos da Assembléia de Deus em Urupá, onde toco teclados.
Um dos departamentos mais espinhosos que existe na igreja é o da música, pois é onde o inimigo trabalha para que seja sempre uma derrota, mas quais as razões desse fato?
Podemos julgar algumas razões, como:
1) É a base principal do culto racional
Muitos cristãos acham que a base principal de um culto racional é, primeiro A Palavra de Deus e segundo a oração, porém estão enganados.
Paulo disse aos I Coríntios 14.26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
Salmos ou Tehilim( do hebraico תהילים, Louvores) uma forma de conto exaustivamente praticado desde a antiguidade e relatado na Bíblia Sagrada principalmente por (Salmista) Davi.
Culto racional é o nome que se dá à uma cerimônia religiosa tipicamente cristã, que denota uma organização, a ordem como as coisas acontecem seguindo uma razão de ser.
O louvor na igreja, embora muitos líderes e cristãos ignoram é a parte mais importante do culto pois é quando temos a oportunidade de louvar, engrandecer, exaltar a criação e a soberania de Deus, já A Palavra (nem por isso menos importante) é o resultado de um louvor alicerçado, é o resultado do sacrifício, da oferta do louvor, portanto não pode ser relegado à um terceiro plano muito menos ignorado pelos demais ministérios.
Um louvor mal feito abre brechas para o mundanismo, para o secularismo, o modismo, maus costumes e, inevitavelmente para o pecado se alojar no seio da igreja.
Já imaginou se o pastor dá oportunidade para um grupo que se autointitula grupo "gospel" (que é muito confundido com "evangélico") e o tal grupo apresenta um canto de umbanda, como o axé, ou um secular como rock-in-roll ou (como acontece muito) um forró durante o culto?
Deus se agrada disso? Temos que analisar a história de cada costume e sob a ótica da Bíblia decidir se esse ou aquele fato pode ser inserido no contexto do culto racional, sem exageros, sem radicalismo, mas seriamente.
Um louvor deve ter texto e contexto, deve se analisar a letra, a música (melodia, harmonia e ritmo) e o estilo musical, entre outros fatores.
Mas como dar oportunidade aos músicos sem que o elo do culto racional seja quebrado?
Com decência e com ordem, sobretudo com amor, o músico pode ser instruído à seguir as doutrinas da Bíblia Sagrada e cumprir as normas da igreja.
A liderança deve se preocupar com a qualidade da música na igreja, ministrando cursos, palestras, ensinamento específico sobre o assunto e buscando melhorar o convívio do músico, fazendo com que ele saiba que é um ministério o que exerce na igreja e que tem muita responsabilidade como cooperador e não um mero "tocador".
A igreja deve investir em bons instrumentos, dedicar um espaço cômodo para que os músicos exerçam suas atividades na igreja, se sintam valorizados e respeitados por isso.
A igreja deve estimular o uso dos músicos e seus instrumentos, dedicando culto especial sem o uso de artifícios como "playback" que são criados em estúdios, cheio de alterações, nem se sabe quais tipos de pessoas criaram e executaram essas músicas, na maioria das vezes são profissionais que não têm compromisso com Deus e com a cristandade.
A igreja deve investir também no conhecimento de seus músicos, incentivando-os e até ajudando financeiramente no aprendizado da música e exercício musical.
Os que cantam também são músicos, devem criar uma rotina de melhoria para apresentar o melhor dele para Deus e não apenas cantar.
Já presenciei irmãos bem intencionados cantarem com playbacks e apresentarem um louvor que além de humilhante para ele, são verdadeiras "pérolas" que não agradam quem ouve, fere os ouvidos dos irmãos porque a confecção de um playback é baseado na entonação do cantor, na afinação que ele suporta e não para o público geral e no final da apresentação só restar dar glórias à Deus e pedir misericórdia.
Você é líder? Gostaria de ter um louvor com compromisso na sua igreja? Gostaria de receber uma palavra de Deus? Alicerce o culto racional, dê oportunidade aos músicos, porém faça o papel do líder, tenha o controle da situação.
Abraços e que Deus abençoe nossa liderança!

Autor:
José Ferreira Neto
Analista de Sistemas e Suporte de Informática
Desenvolvimento web, segurança e administração de redes
Músico cristão membro da AD.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.