sábado, 4 de fevereiro de 2012

AS FILOSOFIAS CONTRÁRIAS A BIBLIA

AS FILOSOFIAS CONTRÁRIAS A BIBLIA
O termo filosofia significa amor ao conhecimento, amor a sabedoria, portanto, o filósofo é alguém que ama a sabedoria. No passado todos os ramos da ciência eram ligados a filosofia, ou pertencia a filosofia. A filosofia em si não é errada e nem é um demônio como muitos pensam e pregam; o problema esta na falsa filosofia (Cl. 2.8); Pv. 2.5-6 esse texto Bíblico ensina que devemos buscar a sabedoria e o conhecimento. Ser sábio segundo a Bíblia é andar nos padrões dela. A falta de conhecimento leva a pessoa a corromper-se (Os. 6.6) O mundo atual é digital cibernético da comunicação, fibras ópticas, a mídia é o forte aliado das filosofias anticristãs eis aí algumas delas:

Humanismo:
Afirma que o homem é o centro do universo, e Deus alguém totalmente desprezível. Segundo essa filosofia o homem esta sempre melhorando e não precisa de Deus em suas decisões, toda decisão e tomada a luz da razão.  A sociedade atual experimentou um avanço assustador das ciências humanas, isso é característicos da sociedade atual; chamada de sociedade do conhecimento, as suas marcas são o aumento do conhecimento científico; advento da industrialização, luta ideológica,etc. O humanismo centraliza tudo no homem e dispensa Deus do processo historico da humanidade.

Visão centrada no homem:
A sociedade do conhecimento (Pós-moderna) tem como centro de sua mensagem a declaração filosófica “o homem é a medida de todas as coisas” essa frase coloca o homem como centro do universo e despreza a soberania de Deus. A Bíblia diz o contrario: (Sl. 73.25; 1Co.10.31; 1Pe. 4.11). A visão centrada no homem considera-o como pequenos deuses; é a mesma visão de satanás (Is. 14.12-15) essa filosofia é também chamada de ANTROPOCENTRISMO, o culto e o louvor e oferecido ao homem. Foi o mesmo sentimento que apoderou do príncipe de Tiro ( Ez. 28.1-10; Is. 31.3)
A -  Nabucodonosor foi adepto dessa filosofia(Dn. 3.1-7)
B – Pâncio Pilatos (não sabe que tenho poder)
C – Herodes

Valorização das multiculturas
O processo da valorização das diversas culturas chamou de MULTICULTURALISMO. Em virtude do fenômeno da globalização trouxe em seu bojo esse desafio para a sociedade cristã, que é a valorização das diversas culturas; por detrás dessas multiculturas está camuflado o paganismo, sincretismo, comunismo hostil a Deus. Para o multiculturalismo não existem uma verdade universal. Todas as religiões são culturais, e todas levam ao mesmo caminho. As verdades são relativas a cada religião e povos. Em termos culturais é preciso que haja discernimento em cada cultura e analisar as culturas bíblicas, extra-biblicas e antibiblica. 

O Orgulho Humano
O espírito do orgulho tem levado o homem a aceitar a adoração que só a Deus pertence. Esse pecado é centralizado no coração humano. O orgulhoso julga-se maior, grande, mais importante, gosta de ser honrado, mas não honra seus companheiros. Pregam que o ser humano esta sempre melhorando por si mesmo independente de Deus, e vai chegar ao aperfeiçoamento final onde será deus. Quem aperfeiçoa o homem é Deus o Espírito Santo (Mt. 24.12; 1Co.5.17; Rm. 5.17-19). O orgulho humano leva a pessoa a três coisas: Mina a fé em Deus, induz a carnalidade e o desvirtuamento moral.

Materialismo cientifico:
Negam a fé e acreditam na matéria como única verdade. Para os materialistas o universo não foi criado surgiu ao acaso. O materialismo não enxergam o mundo espiritual  tudo é físico. Tudo que esta na natureza aponta para uma causa primária, Deus. ( Jó 12. 7-9; sl. 19.1-6)

Ateísmo:
Filosofia que não acreditam na existência de Deus; porém, são estudiosos da teologia. Alguns ateus são teólogos. Outros são estudiosos da teologia, mas, vêem Deus como um mito, comparado as lendas mitológicas da Grécia antiga. No ateísmo a busca pelos bens materiais são mais importante do que a busca de Deus ( Sl. 14.1-4)

Educação Materialista:
O modelo educacional hoje no Brasil é materialista. A maioria dos pais não sabe o que seus filhos aprendem nas escolas públicas sobre a sexualidade. A educação sexual ensinada nas escolas é antibiblico e pernicioso, doentio e esta contaminando as crianças. O alvo preferencial da educação materialista são as crianças, e vão colocando em suas mentes férteis o evolucionismo. Os pais cristãos devem estar atentos, orar e acompanhar de perto os passos de seus filhos no ambiente escolar. São deveres dos pais: conhecer e conversar com os professores, ter ciência da linha pedagógica adotada pela escola, procedimento avaliativo, ambiente escolar etc. (Pv. 22.6; Jz. 13.8-13) A formação espiritual começa no lar se o individuo teve uma formação solida na família poderá encarar sem medo a onda do materialismo que assola a educação secular.
Nas escolas seculares o que se ensina é a teoria da evolução, negando o criacionismo Bíblico. Fazem apologia ao homossexualismo e outros comportamentos reprovados pela Bíblia.  (sl 119.105)
O Que é Racionalismo
O racionalismo, portanto, surge na Europa, a partir do século XIII e XIV, como uma reação aos dogmas da Igreja Católica Romana, confundindo, assim, estes dogmas com a verdade da Palavra de Deus e proclamando uma independência entre ciência e filosofia, de um lado, e a fé e a teologia, de outro. Mais uma vez, o “mistério da injustiça” opera no sentido de desqualificar e desacreditar a Palavra de Deus. Os grandes filósofos racionalistas do séculos 16 e 17 foram René Descarte, e Spinoza, que produziram uma nova corrente filosófica chamada iluminismo. Este comportamento de privilégio à razão é que se denominou de “racionalismo”, postura que teve seu máximo esplendor na figura do filósofo francês René Descartes (1596-1650), autor da teoria do dualismo cartesiano. (corpo X alma)
A Defesa de Paulo Antes aos Filósofos.
Enquanto aguardava Silas e Timóteo em Atenas, Paulo viu tanta idolatria (At. 17.16) Paulo resolveu arregaçar as mangas e enfrentar os filósofos atenienses. Paulo pregava sobre as verdades de Deus nas praças; pregava com poder; Paulo defendeu o criacionismo BIblico-antropologico; a quela cantora gospel disse que sentiu como Paulo no Calderão do Hulk, faltou com a verdade, porque Paulo não ocultou a verdade, ele disse que com justiça Deus ha de julgar o mundo; em segundo lugar Paulo condenou o pecado da prostituição e da idolatria; coisas que não vemos nos estrelasdo cantores gospel que vão aos programas de TV.

O Livro Antropologia teologica, para adquiri-lo entre pelos email ou pela editoria

1 comentários:

RAFAEL CARLOS disse... [Responder comentário]

Pastor Maurício Brito
A Paz do Senhor

Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.

Rafael Carlos
fidelidadeajesus.blogspot.com

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.