terça-feira, 24 de abril de 2012

TERCEIRA FASE DA IGREJA; PERGAMO

TERCEIRA FASE DA IGREJA.
                A Terceira fase da igreja da dispensação da graça divina; inicia-se com a igreja em Pergamo, igreja do enlace matrimonial com o mundo, Fase negra da historia da igreja.

TERCEIRA CARTA, À IGREJA EM PERGAMO.
Ap. 2.12-17
“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe

Ap.2.12 “Ao anjo da Igreja que esta em Pergamo”
Nada sabemos sobre quem foi esse pastor de Pergamo, não temos as informações histórica bíblica, e histórica extra bíblica sobre tal. Essa carta tem apenas seis versículos, e o texto sagrado não os informa nada a esse respeito.

A Palavra Pergamo: é derivada de pergaminho, madeira usada para escrita no antigo Egito, que nesta carta significa tipologicamente Casamento, união.

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA DA ÉPOCA:
Ficava situada a beira de Caico no continente asiático hoje é a atual Turquia moderna, a cidade era famosa não somente pela biblioteca de duzentos e cinqüenta mil volumes, mas também pelo magnífico e luxuoso templo ao deus Esculápio, a quem se atribuía a cura de doentes e a ressurreição dos mortos. Do nome da cidade vem o termo "pergaminho". Esta cidade era um lugar de imoralidade sexual, mais de que qualquer outra cidade de então. O Senhor mandou dizer a igreja desta cidade: "eu sei onde habitas que é onde está o trono de Satanás." Dentro dela tinha uma gigantesca estatua erguida dos deuses (Zeus), e outros deuses da mitologia greco romana.

A Igreja Em Pergamo – Representa o período de 313 a 600 d.C. a partir do ano 313, deu se a união da “igreja Apostólica Cristã” com o estado passou então a igreja ser controlada pelo estado, desta união surgiu o que chamamos de casamento da Igreja com o estado, essa é o tipo da Igreja mundana, porque aceitou o mundanismo romano apoderar de sua estrutura espiritual. Jesus nunca aceitou e também não aprovou e não aprova o mundanismo, vejam o que ele disse: Jo.18.36. “Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui”
1Jo.2.15-17 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”

EXPLICAÇÕES HISTÓRICAS
A Igreja fez compromissos com o Estado. O Imperador Constantino sente a necessidade do apoio da Igreja e "faz-se cristão". Satanás, que não tinha conseguido destruir a Igreja de Deus através das perseguições, e da matança dos crentes, corrompe-a com a popularidade, e práticas pagãs antibiblica são introduzidas na Igreja a a partir de então. Igreja mundana. Diante das perseguições, quanto mais mártires mais a igreja crescia e ficava viçosa, o sangue dos cristãos era como se fosse uma semente viva, isto é, crescia e se espalhava rapidamente, diante desse crescimento vertiginoso do cristianismo, satanás muda agora a sua tática, e tenta unir-se aos cristãos, para tentá-los induzir facilmente, disfarçando-se de crente. A historia nos mostra que essa união não trousse beneficio para igreja, ao contrário o que sobrou foram os imensos prejuízos espirituais, e parece que essa pratica está voltando no ceio de algumas igrejas pentecostais no Brasil, onde os pastores estão tão envolvidos com o processo político e estão abandonando o ministério pastoral, isto não é nada mais do que a apostasia no ministério, existe casos de pastores que entregou a igreja, ou seja, trocou os membros da igreja por votos para tal candidatos, e outros entregaram o púlpito da igreja para político ímpios e adúlteros fazer campanha política em pleno culto, isso é inadmissível, uma grande igreja pentecostal clássico do norte do Brasil em pleno congresso o pastor presidente humilhou os pastores e os congressistas quando convocou todos os políticos para sentarem nas primeiras cadeiras do púlpito e disse aos pastores “vocês vão todos para as ultimas cadeiras ou desçam para baixo”  é preciso urgente, as convenções de pastores tomar medidas duras contra esse comportamento anticristão. Templo de igreja é sagrado, são para os santos, para os sacerdotes e os sumo sacerdotes, não é palco de político fazer show, e ministrarem campanha política, ou nos mudamos essa situação ou voltaremos aos dias de Constantino, mas em meio essa frieza escrupulosos Deus tem levantado os homem responsável, com graça de Deus que não se curva e não intimida diante dos políticos. Não estou aqui generalizando, estou apenas alertando, a igreja precisa de homens sérios compromissados com a verdade; porque muitos dos nossos políticos com o nome de crente estão corrompidos, cobram propinas e recebem propinas e dinheiro ilegal, temos deputados federais honestos, ser honesto é um dever, mas tem aqueles que cobram uma propina ou u mensalinho de 10 a 30 por cento das emendas parlamentares que eles colocam para os governos e prefeito, e eles negociam dizendo “só coloco a emenda se me pagar o valor acima citado” isto é corrupção.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.