sexta-feira, 18 de maio de 2012

JESUS FAZ ELOGIOS A IGREJA EM FILADELFIA

JESUS FEZ  ELOGIO A IGREJA EM FILADÉLFIA, AS SUAS QUALIDADES ERAM;
Ap. 3.8 “Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém podem fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negastes o meu nome: “

“Uma porta aberta” – poderá ser uma referencia ao grande movimento e avivamento missionário iniciado em 1750 com: Adoniram Hudson, Geoge Whitfield, Jhon Wesley, Willian Carey. Em 1793, Willian Carey, o grande missinário que foi para a Índia, aproveitando a porta aberta. O importante e que essa porta aberta ninguém pode fechar, a porta para a pregação do evangelho, porta aberta para renovação missionária; no dizer de Paulo o Evangelho é o poder de Deus Cf. Rm. 1.16
Esta porta aberta foi posta diante do pastor de Filadélfia “diante de Ti” que são as oportunidades de trabalho na obra de Deus, e no serviço eclesiástico, portas abertas para evangelização, temos esta porta aberta no Brasil, e temos que aproveitar, porque ninguém poderá fechar, mas Jesus disse que a noite vem enquanto ninguém poderá trabalhar.

“Tendo pouca força guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”
Somente o nosso Deus é forte, e Ele faz proezas entre o seu povo Sl. 60.12, “Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos” Sl. 108.13, é Jesus que ajuda nas nossas fraquezas, quando parece que o nosso barquinho vai submergir, ele então levanta a sua voz e diz eu estou na popa do barco Mc.4.35-41, na pouca força espiritual ficastes firmes, não negastes o meu nome. Satanás tenta nos iludir encima das nossas necessidade, por exemplo Jesus tinha terminado um Jejum de quarenta dias, logo após satanás chegou com sua solução, encima da necessidade de Jesus, a fome após o jejum, é nesta hora precisamos ficar firme, para não cair nas astutas e ciladas do Diabo. Não retroceder, mas resistir Tg. 4.7. resistir não é insultar, como algumas denominações religiosa fazem, mas sim resistir na fé não retroceder, não voltar a trás. Para vencer o diabo só existe duas formula bíblica a primeira e submeter a Deus, a segunda e resistir ao diabo, resultado: ele fugirá de vós.

JESUS FEZ, PROMESSA AOS VENCEDORES EM FILADÉLFIA.

Primeira Promessa -  Ap. 3.8 “Pus diante de ti uma porta aberta.”
Sem dúvida é a oportunidade de evangelização, do mesmo modo hoje temos uma porta escancarada aqui no Brasil para evangelizar, não podemos perder tempo. Temos que dar prosseguimento o trabalho que os apóstolos e os pais da igreja deixaram.

Segunda Promessa -  AP. 3.9 “Os da sinagoga de satanás virão e adorarão prostrados aos teus pés”.  
As famosas sinagogas tiveram sua origem durante o cativeiro babilônico, onde os judeus piedoso se reuniam, para ouvir a leitura da  palavra a lei, (Toráh), para formar uma sinagoga precisava Ter no mínimo dez pessoas para congregar, calcula-se que nos dias de Jesus existiam em Jerusalém mais de 500 sinagogas.  Quando João escreveu essa revelação da parte de Cristo aos cristãos de Filadélfia, a uma indicação sobre a “ sinagoga de satanás”, que é uma referencia aqueles que se opunha contra o evangelho de Cristo, eles não aceitavam o ensinamento de Cristo proferido pelo pastor, por isto dizia ser judeus, mas não eram, mas sim eram mentiroso e o pai da mentira Jesus disse ser satanás, Jo. 8.44 “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”
Por isso Jesus os chamou de mentiroso, e filho do Diabo. Jesus disse que aqueles que estava se opondo ao pastor de Filadélfia, e contra a igreja, terão que voltar atrás e curvar diante de Jesus, terão que prostrar em adoração a Cristo no último dia. O amor de Cristo para com a igreja é algo inexplicável, Ef. 5.25-30, na igreja em Esmirna satanás tinha erguido um trono, tinha feito oposição nesta ele construiu uma sinagoga, é provável que essa sinagoga de satanás tachado por Jesus seria os falsos ensino do gnosticos, querendo mudar a divindade de Jesus e materializar Jo. 1.14, esses gnostico é provável que fundaram muitas outras sinagogas para disseminar as suas heresias.

Terceira Promessa - Ap. Ap.3.10 “Eu te guardarei da hora da tentação.”
Promessa do livramento dos crentes em Filadélfia e porque eles foram fieis a Cristo, essa promessa é para todos os Cristãos em todas as épocas, vemos uma promessa idêntica a essa quando Paulo escreveu aos Crentes de Tessalônica que seriam preservados da ira futurísticas, 1Ts.1.10;e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura”
Essa hora esta determinada por Deus, chamada de tribulação que virá para provar o mundo inteiro,  a respeito desse tempo encontramos na bíblia verdades sobradas, as quais passo a citar: o tempo da grande tribulação envolve a ira santa de Deus sobre os ímpios, Mt. 24.9-31, neste tempo também inclui a ira de satanás sobre aqueles que aceitarem a Cristo durante o período da grande tribulação, para estes crentes haverá fome, pestes, sede e muitos sofrimentos, se os tais quiserem ser salvos terão que selar com a própria vida, Mt. 24.21-22, “porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.
Haverá muitas castradores naturais, guerra e morte que eles irão enfrentar diretamente e indiretamente,  haverá uma intensa perseguição aos novos crentes da grande tribulação, sofrerão muito com as ações de satanás e seus demônios, o anticristo estará no comando organizando os homens ímpios a lutarem incansavelmente, muitos irão perder as suas casas, e sofrerão amargamente,  Mt. 24.15-20; será um período de sofrimento intenso para filhos, mães e pais, os novos crentes da tribulação terão que entregar a vida por amor a Cristo. E terão por bem aventurados os fieis de Filadélfia serão tirados antes dessas catástrofes, os vencedores estarão guardados com Cristo, antes de Deus derramar a sua ira,  haverá o arrebatamento é promessa do Senhor Jesus Cristo Jo 14.3.“ E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, donde eu estiver, estejais vós também”
Esse livramento é promessa de Deus, para todos que guardarem a palavra fielmente, precisamos entender com razão o que Jesus disse, ele não disse que nos livraria na hora da tentação, Ele disse que nos livraria da hora da tentação, a conjunção “da’ significa que o livramento dos crentes universal será antes da grande tribulação “da” significa antes, já a palavra “na’ significa dentro. Essa promessa é universal, ou seja, é para todos os crentes nos continentes espalhados por este mundo afora, é a promessa do livramento da grande tribulação universal, Jesus disse que haverá uma grande tribulação Mt. 24.21, como citado acima, em também em Daniel 9.27, “E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador”
A grande tribulação será um período de sete anos, sendo que os primeiros três anos e meio, será promovida uma falsa paz mundial, esse período chamamos de tribulação, depois virá o segundo período, ou a Segunda fase chamamos de grande tribulação, será um tempo de angustia e sofrimento, mas a igreja de Cristo estará guardada nos quartos eterno de Deus com diz Isaías 26.20. “Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ir”
Jesus esta avisando que o período da grande tribulação virá, e será um período de sofrimento, envolvendo o mundo inteiro, ma a promessas para os salvos “eu te guardarei da hora da tentação” é claro que a igreja não passará pela grande tribulação 1Ts. 4.13-17, após o arrebatamento virá o tentador parta testar o moradores da terra, isto é, por em prova, Tg. 1.13, a grade tribulação será um momento de provas para os que ficarem, momentos de dor e sofrimentos e de tristeza e pânico, mas ainda haverá salvação neste período, mas quem dominará o mudo nesta época será o anticristo, aquele que é contra Cristo e sua obra, os salvos estarão com cristo durante a tribulação, veja a palavra “DA” no texto sagrado significando que é antes de começar a tribulação estaremos guardados nos céu Is. 20.26.

Quarta Promessa - Ap. 3.11 “Venho sem demora guarda o que tens”
Temos aqui uma ligação entre o versículo 10 e o 11 que indica a volta de Cristo, para o arrebatar a igreja, esse será o meio de livrar os fieis da grande tribulação, 1Ts. 4.14-18, o livramento oferecido por Cristo é somente para os que perseverarem até o fim. “venho sem demora”. Existem mais de 318 referencias Neo Testamentária, indicando com total clareza que Cristo voltará, o próprio Jesus disse que voltaria em João 14.1-4, os anjos afirma que Jesus vem buscar a Igreja em Atos dos Apóstolos 1.5, os Apóstolos pregaram sobre a vinda de Jesus, como se Jesus estivessem tão perto ao dizer um poucochinho de tempo àquele que há vir virá e não tardará Hb. 10.37, “guardar o que tens” guarda vem do verbo guardar, que significa ato ou efeito de guardar, ou seja ficar em vigilância, cuidado, para ser mais preciso na gramática o verbo guardar significa vigiar com o fim de defender, proteger, preservar, guardar a palavra que temos recebido do Senhor, Senhor guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti. “Para que ninguém tome a tua coroa” fizemos uma pesquisa na história grega antiga, e descobrimos que na cidade de Olímpia na Grécia antiga, de quatro em quatro anos era realizado os jogos olímpicos, desde o ano 776 a.C. e os vencedores eram coroados com uma coroa de ouro, que significa a coroa da vitória, e ninguém podia pegar a coroa do vencedor, mas se ele colocasse ela novamente em jogo poderia surgir um outro atleta melhor e ele o perderia aquela coroa, no mundo espiritual a coroa que a bíblia fala é o galardão que receberemos por aquilo que fazemos para Deus de todo o nosso coração, Jesus disse o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo as suas obras, não podemos perder a nosso coroa, temos que lutar para ganhar mais ou fazer uma coleção de coroas, e nunca devemos colocar em jogo a coroa que já conquistamos. Paulo usava certas figuras esportivas At. 15.1, 17.15 2Tm.2.5, 2Tm.4.7-8, para ilustra o premio o galardão e a corrida espiritual.

AO QUE VENCER RECEBERA QUATRO (4) LÁUREAS DE CRISTO.
Ap.3.12 “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”

1º Coluna no Santuário de Deus – Coluna significa resistência, durabilidade firmeza, Paulo disse: que a igreja é coluna e firmeza da verdade 1Tm. 3.15, as colunas é que dá sustentação a um edifício, a uma casa, “resistência eterna”.  Jesus disse que edificaria a sua igreja. As colunas trás significância importante espiritualmente falando, mas tudo indica que isso é uma linguagem figurada, podem ver que nos terremotos não é uma regra, mas somente ficam em pé as colunas dos prédios, a igreja em Filadélfia representa a igreja de Cristo universal, Ap.21.22 E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro.

2º Gravura do Nome de Deus  Recebeu autoridade de Deus, ou seja estaremos sob a proteção de Deus, quer dizer pertenceremos a Deus para sempre, selo de Deus em nós, nome fala de autoridade, é a nossa adoção completa Jo.20.17 “Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” L.12, Gl.4.5-7,

3º O Nome da Cidade do Meu Deus – Jerusalém Celeste é a cidade do grande Rei, seria esta descrita detalhadamente em Apocalipse 21.9-27 “A nova Jerusalém E veio um dos sete anjos ique tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus. A sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro com doze portas, me, nas portas, doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel. Da banda do levante, tinha três portas; da banda do norte, três portas; da banda do sul, três portas; da banda do poente, três portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos e, neles, os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo. E a fábrica do seu muro era de jaspe, e a cidade, de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; o quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. E as doze portas eram doze pérolas: cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade, de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor, Deus Todo-poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro”

4º O Novo Nome – Jesus vai revelar o seu novo Nome a Igreja, e como nós teremos um novo nome, Jesus também terá, e irá revelar tudo para nós na eternidade. Como será esse novo nome? Como se chamara Jesus na eternidade? A bíblia não nos revela sobe esse detalhe, a bíblia calou e nos também.

Ap. 3.13 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito Diz as Igrejas”
O alerta do Espírito Santo novamente, ele sempre continua falando de muitas maneiras Hb. 1.11 “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, as pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho” o pai, o filho e o espírito santo trabalham harmoniosamente.


0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.