quinta-feira, 24 de maio de 2012

JESUS NÃO FEZ ELOGIO A IGREJA EM LAODICÉIA

JESUS NÃO FEZ ELOGIO A IGREJA EM LAODICÉIA
Ap. 3.15 “Eu sei as tuas Obras, que nem és frio nem quente, tomara que foras frio ou quente”  
Essa era a situação dos crentes em Laodicéia, condições de fraquezas espirituais, Jesus refere-se às obras, o trabalho feito por parte dos líderes e membros eram feitas relaxadamente, superficialidade, Hb. 8.5, maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente, Ez.48.10 são aqueles que estão na igreja mas estão com o coração dividido, não sabem se servem a Deus, ou ao diabo, não sabe se vai a igreja ao campo de futebol, Deus precisa de crentes, fervoroso no Espírito por dentro e por fora. É momento de lançarmos desafio como fez o profeta Elias, ele propôs um desfio ao rei Acabe conforme esta escrito em 1 Reis 18.19 “Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel” Elias era um crente quente espiritualmente, “agora pois ajunta a mim”, isto é, vocês é que tem que vir a mim, o local do desafio também é escolhido por mim, o Monte Carmelo, eu exijo também três classes dos participantes para este desfio, primeiro chama todo povo de Israel, para servir de testemunho, segundo convoca os 450 profetas de baal, e em terceiro lugar os 400 profetas de Asera, esses profetas de Asera eram sustentados por Jezabel. O diabo tem que respeitar o servo de Deus, neste caso Acabe atende o pedido de Elias e faz uma convocação extraordinária e solene 1Rs 18:20 “Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo”  Elias entrou em ação, porque ele não era morno e nem estava neste momento com estresses espiritual, era um cristão vivo, olha fixamente nos olhos do povo ao seu redor é o momento de desafio diz:  lRs.18.21 Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada. Porque que o povo não lhe deus resposta? Que deve não tem reação positiva, quem esta em debito com Deus, não tem resposta diante do crente salvo, o povo de Israel estava em debito com Deus, estavam com o coração dividido entre Deus e baal, entre mundo e igreja e o tipo do crente morno, Israel estava morno espiritualmente, hoje estamos no período da igreja em Laodicéia e estamos vivenciando essa mesma história, Deus está levantando novos Elias. Deus não admite o ecumenismo, a mistura religiosa, neste desafio que Elias propôs estava três classes de profetas; os fiéis a Deus, Elias e os sete mil profetas do Senhor que não dobraram os seus joelhos, isto significa dizer que os fiéis existem e não se curva, os oitocentos e cinqüentas falsos profetas de baal e asera,  e os profetas indecisos  são aqueles que não tem posição que não definiu o seu lado, estão encima do murro de onde cair o dinheiro e que vão.  Elias agora lança a proposta desafiadora 1Reis 18.23-24 “Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra”  O povo agora respondeu “essa palavra é boa” e foi por unanimidade aceita a proposta de Elias, não havendo rejeição do desafio, Elias democraticamente da a oportunidade de escolha aos falsário, vejam que Elias tinha o controle a situação quando disse: 1Reis 18.25-26 “E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe metais fogo E tomaram o bezerro que lhes dera e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que se tinha feito” e Elias zombava das ações idolátricas do povo e o seu deus não respondia. Elias assume toda liderança, ou seja ele não deu espaço nem lugar para o inimigo, a sua missão era mostrar para Israel apostata que Deus existe e opera milagre, agora ele começa a preparar o seu sacrifício; 1Reis 18.30 “Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou no altar do Senhor, que estava quebrado” Antes de Elias entrar em plena comunhão com Deus, ele reparou o altar do Senhor, antes dele pedir para Deus operar o milagre o altar tinha que ser reparado, porque o altar estando quebrado Deus não responde, caro leitor, como esta o seu altar? Alem desses existem outros preparativos que Elias fez, isto é ficar dentro da vontade Deus, 1Reis 18.31-35 “E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha. E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez; De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água. Elias agora entra no santuário de Deus em Oração, e a ora de mostrar a existência de Deus a Israel, o momento de concretizar o desfio; 1Reis 18.36-37 “Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Deus responde de imediato a oração de Elias, o cristão avivado não precisa correr atrás de oração de ninguém ele mesmo tem a chave do céu, Elias era homem como nós, sujeito as mesma paixões, mas orou e Deus o atendeu, 1Reis 18.38 “Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego” Deus através do profeta Elias decepou a mornidão do povo, o povo de Israel que estavam morno a ponto do senhor vomitar da sua Boca, foi reavivado, e arrependido disseram; 1Reis 18.39 “O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!” Elias tornou-se o grande exterminador de Baal, homem de coragem, para fazer desafio e vencer e preciso ter coragem, vai ter com Deus os covardes, Elias disse: 1Reis 18.40 E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou.”
                                      
DAS DUAS TEMPERATURAS MENCIONADA ACIMA SURGIU UMA OUTRA TEMPERATURA “MORNO”
Ap. 3.16 “Assim porque és MORNO e não és frio nem quente  vomitar-te-ei da minha boca”
Das duas temperaturas mencionada, o frio e o quente, surgiu um terceiro estado, vemos aqui a chamada “Igreja Morna” é aquela conformada com o mundanismo, com o secularismo da era pos moderna, sendo que Paulo disse em Romanos 12.1-3 que não devemos conformar com o mundo, o mundo aqui é o sistema ofensivo e pecaminoso que ofende a santidade de Deus, o que devemos fazer como servo do Senhor e lutar para que haja uma transformação na sociedade ímpia, já ouvimos membros de nossas igrejas completamente conformadas com o homossexualismo, com a prostituição, e ainda dizer que tudo isto é normal;  normal? Isto não é normal, isso é pecado, isso é uma grave ofensa a Deus, são pecados hediondo e gravíssimo não podemos conformar com essas imoralidades, e aberrações, quem conforma com isto perdeu a visão e a extensão do reino de Deus, e é caracterizada como a mornidão espiritual, ou conformismo espiritual, o morno mencionada nesta passagem é o tipo de igreja que professa o cristianismo, mas negado completamente  o plano de conduta moral estabelecido por Cristo, ser crente quente significa estar vivo espiritualmente, como Elias, já mencionado acima. Jo.5.39-40 “39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim para terdes vida” ser frio significa esta morto espiritualmente Mt. 24.12, “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”. E ser morno e o pior estado que o homem pode chegar, o morno não esta nem vivo nem morto, não é espiritual mas é hipócrita, leviano, carnal, participara da ceia do Senhor mas também participa da roda dos Escarnecedores Sl. 1.1-2 “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”. O morno o Senhor não aceita não tolera na igreja, vejam o que diz o Senhor Jesus em Mateus 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”  só existe um porta de escape para o morno, o arrependimento. A teologia paulina é catedraticamente contra o comportamento dos laodicezences, cerca de 32 anos antes Paulo disse: Cl.2.1, “Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne” portanto parece que Paulo não estava contente com certos comportamentos dos crentes em Laodicéia, é claro que eles não estaria agradando o Senhor Jesus, os crentes não podem ser mornos, frios espiritualmente porque Deus não ira agradar Rm.12.11, “Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor”
Não lembro de um outro registro na bíblia sobre a palavra “morno” há não ser aqui, das duas temperaturas frio, quente, o morno foi a mais condenado por Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.