terça-feira, 22 de maio de 2012

SÉTIMA FASE DA IGREJA; A IGREJA EM LAODICÉIA

SÉTIMA FASE DA IGREJA.


                   A sétima fase da igreja da dispensação da graça divina; inicia-se com a igreja em Laodicéia, igreja da democracia, Liberal, e a ultima fase da igreja é a igreja dos tempos pós-moderno. Esta sétima carta enviada para Laodicéia, com nove versículos, trás uma série de orientação para a verdadeira igreja hodierna, e para todos os cristãos, da chamada de igreja da era pos-moderna, é os últimos dias da igreja de Jesus na Terra. Não basta ter o nome de igreja, como já disse tem que ser chamados para fora. Para fora do mundo, pare sermos santos, separados.

SÉTIMA CARTA, À IGREJA EM LAODICÉIA.
Ap. 3.14-22
E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ap. 3.1”Ao Anjo da Igreja que está em Laodicéia”

O leitor pode observar que todas as sete cartas elas iniciam com a expressão “ao anjo da igreja”, a expressão “ao” indica que a carta foi endereçada ao pastor da igreja local em Laodicéia; é lógico que teologicamente, a interpretação a luz da hermenêutica sagrada, o anjo da igreja só pode ser o pastor presidente da igreja local, porque os anjos são chamados de estrelas, Ap. 1.20,” O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas” E a eles não foram dadas a missão de dirigir igreja e pregar o evangelho, ou ensinar o mesmo, a missão, a tarefa dos seres angelicais são outras, conforme orientação em Hebreus 1.14 “Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” vejam que a missão dos anjos é para servir e ministrar a favor dos salvos; Mas a de presidir a igreja foi dada aos pastores, portanto as instruções não estava sendo passada a um ser angelical, mas, sim ao presidente da igreja local. Pesquisamos a teologia do Novo Testamento chegamos a uma conclusão que poderá ser Epafras o pastor da Igreja em Laodicéia conforme relata Paulo aos Colossenses 4.12-13, “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus. Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e pelos que estão em Hierápolis” Porem não podemos afirmar, mas fazemos uma suposição, pelas evidencias históricas e teológica Neo Testamentária, parece lógico que Epafras seria então o presidente da igreja em Laodicéia, porem não podemos afirmar.  O que temos de certo é que Epafras era um tremendo cooperador de Paulo, ele colaborou para o desenvolvimento do ministério de Paulo, foi filho na fé do apostolo, as evidencia históricas que nos leva a crer que Epafras foi o Presidente da Igreja em Laodicéia é que ele era um eloqüente ensinador da palavra. Sendo ele que levou o ensino bíblico também a Colosso depois a Laodicéia. Laodicéia era cidade vizinha de Colosso.

A Palavra Laodicéia: Significa Teologicamente, Direito do povo, liberdade do povo, direito do povo mandar, democratização, democracia, liberalismo, no sentido técnico Laodicéia derivou-se do nome “Laodice” que segundo a história seria a esposa de Antíoco II, já para os estudantes dos léxicos gregos dizem que Laodicéia em grego poko, que significa costume, tradição.


SITUAÇÃO GEOGRÁFICA DA ÉPOCA:
 Laodicéia era uma cidade sobre o rio Lico, famosa pelos amplos muros, e como Roma, edificada sobre sete montes, chamados de colinas Parece que o apóstolo Paulo se esforçou muito para introduzir o Evangelho em Laodicéia, de onde escreveu uma epístola, acerca da qual se refere em Cl. 4.16. “E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também”
Teria extraviada essa epistola? A cidade foi destruída por um terremoto em 62 d.C. e reconstruída por seu próprio povo, o qual se orgulhava de fazer sem pedir auxílio ao governo. Era uma das mais ricas cidades da Ásia, pois dos rebanhos de ovelhas daquela região produziam a excelente lã negra de altíssimo preço (valor monetário). Por isso os moradores de Laodicéia se achavam ricos e bem vestidos. Ali também era produzido um colírio valioso e único, só era encontrado nesta região mas precisamente em Laodicéia, procurado por todas as outras cidades da região, e até outros países. Em sua carta, o Senhor Jesus ignora estes valores materiais e diz como vê aquele povo: "pobre, cego e nu". Hoje a cidade de Laodicéia pertence a Turquia Asiática, não só Laodicéia mais outras cidade durante o período de helenização gregoriana receberam o mesmo nome, por ser feminino é claro,

A Igreja Em LaodicéiaRepresenta o período que vai de 1900 a até a volta de Cristo, é o tipo da Igreja morna dos dias atuais (finais), é o ultimo período da igreja da dispensação da graça divina, do favor de Deus para humanidade, é o período pela qual estamos passando, nos dias de Paulo por volta do ano 64 d.C. a igreja em Laodicéia já estava se organizando como uma grande potencia mundial. Mas Deus é fiel e não fica sem quem desse testemunho da verdade e de sua existência em meio a mornidão dos últimos dias, os dias finais da igreja na terra, ele tem levantado homens compromissados com a verdade como:

Daniel Berg, Gunnar Vingren, Saíram de Chicago rumo ao Brasil obedecendo ao mandado de Deus, em 05 de novembro de 1910, e chegaram em Belém do Pará, terras brasileira, isto é, 19 de novembro de 1910, não conhecia ninguém nesta terra, pare eles estranha, e ali começaram o trabalho evangelistico com muita oração, em 18 de junho de 1911, deu-se a fundação da Assembléia de Deus, muitas foram as perseguições contra os missionários, a obra cresceu rapidamente, no Para e começou a se espalhar por todo Brasil, a obra pentecostal. Absalão Piano foi o primeiro pastor Assembleiano, separado por Gunnar Vingren, em fevereiro de 1913, rapidamente a Assembléia de Deus espalhou-se por todas as capitais do Brasil, tornando a maior denominação cristã do pais com apenas 90 anos de existência. Podemos a inda citar muitos outros homens compromissados com Deus como Lourenço Ouço, Bernardes Jhoson, etc. mais por falta de espaços limitaremos.

EXPLICAÇÕES HISTÓRICAS
Os nossos corações estremecem ao saber que Laodicéia representa a Igreja contemporânea, dos dias hodiernos em que vivemos. É uma Igreja que tem toda a Verdade Bíblica, possuem o cerne da verdade. Tem, no entanto, grande necessidade dos cuidados divinos. De fato precisa de três medicamentos divinos urgente e permanentemente, Laodicéia é a igreja dos tempos modernos, da tecnologia, da internet, da evolução tecnológica, do liberalismo sociológico e teológico, do modernismo teológico e filosófico, da pos modernidade, onde o secularismo e o modismo tenta entrar sutilmente na igreja, se Laodicéia antiga levou esse nome em homenagem a mulher de Antíoco II, que chamava Laodíce,  a Laodicéia moderna também só quer receber homenagem, ser vista pela sociedade, busca a luxuria, o modismo, aquilo que na visão de muitos era pecado hoje não o mais é, o pecado esta se adequando para morar no meio da igreja e muitos não estão percebendo, quando disse Paulo aos Romanos 12.1-3

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.