sábado, 12 de janeiro de 2013

O BOM E O MAU POLÍTICO

O bom e o mau político – Por Valdir Filho

O bom e o mau político – Por Valdir Filho           Política é uma ciência voltada à organização, direção e administração, o termo política nasceu na cidade grega de Atenas, que indicava os atos relativos ao Estado. Inevitavelmente a política está presente quotidianamente na vida das pessoas, seja no meio privado ou público. Qual é a diferença entre o bom e o mau político?
          O bom político tem enorme capacidade de influenciar pessoas, ele convence a platéia e não ludibria, respeita a coisa pública, ele não usa o poder para pisar em seus algozes. “O homem que se vinga quando vence não é digno de sua vitória (Voltaire)”. Como dizia James C. Hunter em seu livro O Monge e o Executivo (2004, p. 25) “ Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.”
          O bom político planeja metas e expõem os projetos com diálogo firme e coerente, já o mau político promete algo que às vezes soam bem aos ouvidos, mas difícil de realizar. Ele sempre confunde a vida pública da privada. O bom político trabalha sempre em grupos e nunca isoladamente, ele age como um dos líderes, ele tem pulso, mas também flexibilidade o bastante para ouvir, interagir, respeitar e decidir. Segundo Augusto Cury “o individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade, no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses. Em último lugar ficam as necessidades dos outros”.
          O bom político pensa adiante, se prepara para o sucesso, ele é sincero consigo mesmo e com os outros, acredita que com suas ações ele pode mudar. John Kennedy Disse: “O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento.”
          O bom político caminha pelo recôndito e é inatingível, o mau político passeia pelo conhecido, mas suas possibilidades de sucesso são limitadas. O bom transforma montanhas em pequenos obstáculos e um oásis de idéias em grandes projetos, o mau político transforma grandes idéias em pequenas realizações, é incapaz de fazer história, têm flagrantes derrotas, ele vive no absolutismo.
          O bom político é honesto, perspicaz, humanizado, altruísta, competente, tem liderança... Ele apenas serve a sociedade com o poder que lhe foi outorgado. Já o mau político usa o poder em benefício próprio, é pequenez diante as necessidades da comunidade e tem pensamentos semelhantes ao antigo “Rei-Sol”.
          O bom político é uma espécie rara, mas ainda existe.
        (Valdir Filho)

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.