quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Pastor Maurício Brito concede entrevista e fala sobre administração municipal de Jaru

Pastor Maurício Brito concede entrevista e fala sobre administração municipal de Jaru

Mauricio Brito é um dos pastores mais influente e intelectual da Igreja Assembléia de Deus na atualidade na região de Jaru e no Estado de Rondônia. Teólogo, graduado também em filosofia e pedagogia e graduando em psicologia. Autor do livro Antropologia Teológica. Professor titular nas cadeiras de Filosofia, Psicologia, Antropologia Bíblica e Teologia Sistemática na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas e Sociais Logos – FAETEL. Concede uma entrevista a equipe do Jarunotícia. 

Jarunotícia: O Senhor pertence a qual denominação religiosa?
          Sou membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus a mais de 20 anos, onde também exerço a função de pastor auxiliar, sou filiado a CONVENÇÃO GERAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL e secretário do conselho de educação e cultura religiosa da CEMADERON – Convenção estadual dos ministros das Assembléia de Deus em Rondônia. A Nossa Igreja Em Jaru é presidida pelo abençoado e conceituado pastor Manoel Cardoso da Cruz a quem tenho maior admiração e respeito, homem íntegro que conduz a igreja com muita humildade e temor de Deus.
Jarunotícia: Como o senhor vê a Igreja nos dias atuais?
         Vejo a Igreja como uma instituição divina, que tem como principal missão evangelizar os povos e levar a mensagem de paz, amor e fraternidade entre os povos. A igreja cuida do lado espiritual, mas, também do lado material do ser humano, pois, a Igreja vê o ser humano como um todo; a Igreja presta um relevante serviço para a sociedade e isto sem nenhum custo para o estado; são milhares de pessoas que são retiradas das ruas, do alcoolismo, das drogas e eu sou testemunha disso; serviço este feito de forma gratuita pela igreja, eu não entendo porque muitas pessoas são revoltadas contra a Igreja! A Igreja só faz o bem! É bom ressaltar a maneira que Deu vê a igreja: em Catares de Salomão 6.8-10 Deus descreve a maneira como ele vê a Igreja; as quais são: Única; bem aventurada; imaculada; mais querida; formosa como a lua; brilhante como o sol; admirável; vencedora como um exercito com suas bandeiras. A Igreja é a única instituição capaz de recuperar de forma satisfatória aqueles que vivem em confronto e em conflito com a lei; porque ela entra nos presídios levando a mensagem de Cristo. É dessa forma que vejo a igreja, porém, ela deveria ser mais atuante.

Jarunotícia: Como o senhor vê a questão política partidária no Brasil?
     A sua pergunta, na verdade é dupla, começando a falar da política, complemento depois com os partidos: Precisamos politizar mais as pessoas, sobre tudo os mais jovens levando-os a participarem com mais eficácia do processo político como um todo dentro de uma visão que valorize a ética e a moral. A classe política atualmente esta muito desacreditada perante a sociedade, pesquisas feita por estudantes de diversas universidades apontam um descrédito muito grande quando o tema esta relacionado à política; portanto, temos que resgatar os valores e os ideais da política como em sua origem. A política nos moldes de hoje fugiu muito de sua origem etimológica; o conceito política é um termo grego-filosófico originário das polis; portanto, a política no sentido originário deve ser exercida por um cidadão honesto para cuidar, organizar e administrar os negócios públicos; eram assim que os gregos pensavam; para exercer o poder político o cidadão grego deveria ser cândido; de onde originou o termo candidato; portanto, nesta perspectiva as pessoas de bens devem participar do processo político para retornar as suas origens. Na questão dos partidos no Brasil é mais complexo porque eles fazem parte do processo democrático, conforme a legislação atual, o individuo para se candidatar tem que estar filiado a um partido. A pluralidade partidária é necessária, mas, sou amplamente favorável as candidaturas independentes, por outro lado os partidos políticos e o sistema eleitoral brasileiro estão muito desgastados. É preciso com urgência uma reforma profunda.

Jarunotícia: Como morador de Jaru, como o senhor está vendo a atual administração petista?
        A atual administração de nosso município esta muito tímida, sem planejamento e sem habilidade administrativa e política. Até o momento não vejo ou não consigo perceber suas ações de forma contemplativa e concreta, a nossa cidade está triste, suja, não é uma administração com brilho, tudo aquilo que apregoavam nos palanques eleitorais estão fazendo completamente ao contrário, ou indo na contramão. Para administrar é preciso compromisso, seriedade e transmitir a população firmeza e segurança, porque a partir do momento que a população desacredita fica muito difícil administrar e recuperar o prestígio, portanto, vejo um governo que dentro de pouco tempo perdeu a credibilidade e a sintonia com a população. Em pesquisa recente publicada nos sites de noticias e noticiada pelos rádios, à atual administração está com uma rejeição muito alta, cerca de 80%, e isso é preocupante.

Jarunotícia: O senhor além de pastor é também escritor na área da literatura evangélica. Como é essa vocação para o sacerdócio cristão e para literatura evangélica?
       No Antigo Testamento lemos que a Lei de Moisés separou a tribo de Levi e a família de Aarão para serem os sacerdotes da Nação. Estes homens usavam vestes diferentes, tinham privilégios especiais e constituía um sistema a parte, entre Deus e a congregação de Israel. No Cristianismo é tudo diferente. Todos os crentes são sacerdotes, segundo o ensino do Novo Testamento “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).  “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).”Àquele que nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém” (Apoc. 1: 5,6). No campo da literatura sempre tive uma disposição para linguagem escrita e na produção textual o que resultou na obra Antropologia Teológica, nesta obra trato basicamente da maneira como Deus criou o homem.

Jarunotícia: Qual a mensagem que o senhor deixa para os jaruenses?
Mensagem de esperança, respeito ao próximo e muito amor, A bíblia diz que Jesus Cristo é a nossa viva esperança; portanto, a esperança não pode ser sufocada ou vencida pelo medo, mas, que sobre tudo a humildade que é o vinculo do amor, esteja presente nos corações das pessoas. E preciso que renunciamos diariamente o orgulho, a arrogância e outros adjetivos semelhantes e encontrar nas pessoas o verdadeiro sentido da vida e que a palavra de Cristo habite em todos nós abundantemente. Com a força do poderoso nome de Jesus Cristo temos esperança de dias melhores; essa esperança é que nos move a vencer os obstáculos e a conquistar as vitorias; portanto, agora precisamos da fé a esperança e o amor, porem, o amor é maior de todos.

41

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.