terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PLANO REAL, O PT DIZIA SER UM GOLPE DA DIREITA

Ao definir o Plano Real como “golpe”, PT fez oposição ao projeto que revolucionou a economia

25 de fevereiro de 2014
Email Share
graninhanamaoBrasília – Em 1994, no lançamento do Plano Real, integrantes do PT usaram as seguintes expressões para definir o projeto que revolucionou a economia  do país: “Golpe das elites”, “plano eleitoreiro” e medida de “efeito passageiro”.Os ataques dos petistas ao plano que trouxe estabilidade à economia brasileira ocorreram tanto no Congresso Nacional, onde o partido fazia oposição ao governo de Itamar Franco como também durante a disputa eleitoral. Luiz Inácio Lula da Silva.
O candidato do PT nas eleições presidenciais de 1994, Lula chegou a comparar o Plano Real ao Plano Collor, lançado quatro anos antes. Na ocasião, ele afirmou que o projeto idealizado por Fernando Henrique Cardoso traria “mesmice” para a economia.Segundo o petista, o plano alcançaria apenas benefícios a curto prazo. “A inflação vai cair, trazendo a impressão de alívio aos trabalhadores. Mas vamos alertar a população de que o plano não trará novidade nenhuma”, disse o petista na época.
Críticas infundadas
Em 1994, o ministro-chefe da Secretaria Geral a Presidência, Gilberto Carvalho – na ocasião ocupava a Secretaria-Geral do PT -, observou que:  “Não é possível que os brasileiros se deixem enganar por esse golpe viciado que as elites aplicam, na forma de um novo plano econômico”.O atual ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, naquela época  candidato a vice-presidente na chapa de Lula,disse que o plano conteria a inflação “somente até as eleições”. Em artigo, publicado na Folha de S. Paulo, ele afirmou que :“O PT não aderiu ao plano por profundas discordâncias com a concepção neoliberal que o inspira”.Atual líder do PT na Câmara dos Deputados, o então sindicalista Vicentinho (SP), disse em comício que o Plano Real “só traz mais arrocho salarial e desemprego”. A economista Maria da Conceição Tavares, que foi deputada pelo PT na década de 1990, definiu o Real como “estelionato eleitoral”. Meta alcançada
Apesar das críticas dos petistas, o Plano Real cumpriu o objetivo de acabar com a inflação e foi aprovado pela população: em agosto de 1995, pouco mais de um ano após a entrada do real em vigor, o projeto era aprovado por 89% dos brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Todo comentário deve seguir os critérios: estar relacionado ao assunto, ter identificação do comentarista e mesmo assim passa pelo nosso crivo daí decidiremos se devem ser publicados ou não.