sexta-feira, 24 de abril de 2015

Como Funciona a Cultura Organizacional

A TENTAÇÃO DE JESUS - SUBSÍDIO PARA LIÇÃO BÍBLICA


Qual é a principal estratégia do diabo
para levar as pessoas ao pecado? Tentá-las é a resposta. Só quando percebermos
e conseguimos neutralizar as ações do Inimigo, das seduções do mundo e das
inclinações da carne, através da observação de alguns princípios bíblicos, é
que sairemos vitoriosos sobre as tentações.
O QUE É A TENTAÇÃO

Conforme o Dicionário Bíblico Wycliffe,
os termos hebraicos massa e nasa, podem, às vezes, ter o
significado de "induzir ao pecado". Mas seu principal e predominante
significado é o de "testar o valor e o caráter de homens" e, às
vezes, os de Deus (Hb 3.9).
"Tentação", do latin tentatione,
pode significar
 indução ao erro. Segundo o Dicionário Vine (2003, p.
1014-1015), a palavra grega para “tentação” é peirasmós e
ekpeirazõ
. Esta palavra é usada com os seguintes significados:
- Provas com o propósito e efeito
benéficos (Lc 22.28; At 20.19; Tg 1.32; I Pe 1.6; 4.12; 2 Pe 2.9);
- Com um significado bom ou neutro (Gl
4.14);
- Provas de caráter variado (Mt 6.13;
Lc 11.4; I Co 10.13);
- Prova projetada definitivamente a
conduzir à má ação, “tentação” (Lc 4.13; 8.13; I Tm 6.9);
- A “tentar” ou desafiar Deus, por
homens (Hb 3.8).
CONCEITO
TEOLÓGICO
"Tentação" pode ser definida
como uma influência interna ou externa, de origem divina (quando se refere ao
fato de Deus "provar" o homem, 1 Pe 4.12), diabólica (Mt 4.7) ou
humana (Tg 1.14), que embora, em si, não seja pecado, pode conduzir ao mesmo
(Tg 1.15).
OS CINCO ESTÁGIOS DA TENTAÇÃO  (Tg
1.14-15)
Os estágios ou processos da tentação
podem ser classificados em cinco. São eles:
Inclinação. "Ao
contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça". Dá-se em virtude da
natureza pecaminosa do homem;
Atração. "quando
esta o atrai". A atração, percepção seguida da atenção é resultado natural
da ação dinâmica dos nossos sentidos (tato, olfato, visão. audição e paladar);
Sedução. "e
seduz". Sedução, conforme o Dicionário Michaelis, significa "1. Ato
ou efeito de seduzir ou de ser seduzido. 2. Qualidade de sedutor. 3. Encanto,
atração, fascínio." A sedução é uma ação envolvente, que de maneira sútil,
embriaga, neutraliza a razão, podendo ser considerada um estágio avançado no
processo da tentação;
Concepção. "Então, a
cobiça, depois de haver concebido". A idéia aqui, é a do estabelecimento
pleno do desejo de pecar, de transgredir, de realizar o desejo, independente
das consequências. O pecado está a um passo;
Consumação. "dá à
luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado,". O pecado é o resultado da
consumação de todo o processo pertinente a tentação. Este processo pode ser
lento ou rápido, planejado minuciosamente ou entregue aos acontecimentos. A
consequência imediata deste último estágio é a morte (Gn 2.17; Rm 6.23).
É POSSÍVEL
RESISTIR A TENTAÇÃO
Segundo Champlin "A tentação,
se não for dominada, destrói a fibra moral. Mas, uma vez que lhe oferecemos
resistência, isso melhora a qualidade moral de nosso ser
".
A Bíblia é clara quando afirma que as
tentações podem ser resistidas, suportadas e vencidas:
"Bem-aventurado o homem que
suporta, com perseverança, a provação;"
 (Tg 1.12)
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus;
mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."
 (Tg 4.7)
"Não vos sobreveio tentação que
não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das
vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá
livramento, de sorte que a possais suportar."
 (1 Co 10.13)
COMO VENCER A
TENTAÇÃO
A observância de alguns princípios e
orientações da Palavra de Deus nos conduzirá sempre para a vitória sobre a
tentação. Dentre os tais, podemos citar:
Vigiar e Orar"vigiai
e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto,
mas a carne é fraca."
 (Mt 26.41; Mc 14.38);
Mortificar os feitos do
corpo, através de uma vida guiada pelo Espírito
."Porque, se
viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito,
mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são
guiados pelo Espírito de  Deus são filhos de Deus
.” (Rm 8.13-14);
Andar no Espírito"Digo,
porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne".
 (Gl
5.16);
- Viver por fé"porque
todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o
mundo: a nossa fé."
 (1 Jo 5.4);
- Fazer a vontade de Deus"Ora,
o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade
de Deus permanece eternamente."
 (1 Jo 2.17).
A tentação não faz acepção de pessoas.
Ela se faz presente na vida de crianças, jovens, adultos e anciãos. Ela não
respeita condição ou posição social, novos convertidos ou veteranos na fé.
Congregados, membros, líderes e oficiais da igreja, também estão incluso. 
Crentes carnais ou espirituais, famosos
ou anônimos, profanos ou santos, íntegros ou imorais, casados ou solteiros,
verdadeiros ou hipócritas, obedientes ou insubmissos, também não escapam.
Todos os dias, milhares de cristãos
caem em tentação. Enquanto você lê esse texto, estou certo de que em sua vida,
uma das etapas do processo da tentação está sendo vivenciada. Desperte, acorde,
fuja, resista, lute, clame, rompa agora com a possibilidade do pecado.
É preciso lembrar, que tentação não
envolve apenas questões "sexuais", antes, inclui qualquer questão
moral e espiritual. Tentação envolve desobedecer a Deus, transgredir os seus
mandamentos, negar através de ações o amor que declaramos a Ele.
A TENTAÇÃO DE JESUS: EGOÍSMO
E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se
transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de
pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus
. (Lc 4.3-4)
Vivemos numa sociedade egoísta onde
cada vez mais é enfatizada a necessidade de consumir o supérfluo, aparecer, de
conquistar poder, fama e prestígio, de atrair para si os holofotes do mundo
evangélico, de ser a “estrela”  ou
atração do momento, de se tornar o principal “produto de consumo” no mercado
gospel, onde a pregação e adoração fazem parte do show business gospel, onde
o ministério tem se tornado uma atividade meramente profissional, onde
pastores-executivos (e não servos) se gabam de suas posses, riquezas e grandeza
posicional e ministerial. O culto à personalidade e a busca pela satisfação
pessoal são prioridades.
Nos dias atuais, a multiplicação que
acontece na vida de alguns líderes cristãos em benefício de si mesmos não é de
pão, é de posses. O detalhe é que nunca ficam saciados, pois sempre estão em
busca de mais coisas.
A TENTAÇÃO DE JESUS: PRESTÍGIO, PODER MINISTERIAL E SECULAR
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe, num momento de tempo,
todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e
a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.   Portanto, se tu me adorares, tudo será teu. E
Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o
Senhor, teu Deus, e só a ele servirás.
(Lc 4.5-8)
A síndrome da sociedade do espetáculo
atinge também pastores, que no afã de aumentar seu prestígio, e de dar
demonstrações de seu poderio ministerial, investem milhões de reais na
construção de templos suntuosos para a própria glória, deixando com isso de dar
prioridade às coisas essenciais no Reino de Deus.
No âmbito da política eclesiástica
disputam sem ética alguma, matam e morrem por cargos em Mesas Diretoras e
demais posições de prestígio. Buscam o poder pelo poder. Estão interessados em
meras demonstrações de força e influência. Famílias se tornam proprietárias de
igrejas, campos eclesiásticos e ministérios regionais, se perpetuando no poder,
comprando e vendendo gente para tal fim.

Temos
ainda o fato de que para conquistar ou se manter no poder institucional
(local, regional ou nacional), muitos líderes estão apresentando novos
ministros, pois a quantidade dos apadrinhados é a garantia de grandes votações
para cargos eletivos, ou para garantir, quando no caso, a indicação dos mesmos
em mesas diretoras, conselhos e comissões. Nunca houve tantos ministros
“enfeitando” tribunas e reuniões ministeriais e convencionais (quando aparecem)
como dias atuais, sem mensagem, poder espiritual, credibilidade ou vocação. Um
pregador ou pastor pentecostal é visto por muitos como um mero eleitor
convencional.
Como sempre advirto, é preciso evitar
em todos os casos o generalismo irresponsável, pois sabemos que ainda há
pastores, pregadores, ensinadores e cantores sérios, que em tudo buscam a
glória e a direção de Deus em seus ministérios.
Como se não
bastasse o poder eclesial, os famosos e poderosos da fé partem em busca do
poder temporal, relativizando valores morais e espirituais para obterem poder
político secular. O pior, é que boa parte destes fazem isso pelos mesmos
motivos egoístas e ambiciosos que os leva e os mantém no poder eclesial.
A TENTAÇÃO DE JESUS: VISIBILIDADE E FAMA


Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o
pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui
abaixo, porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te
guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em
alguma pedra. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao
Senhor, teu Deus.
(Lc 4.9-12)
FAMA: PERSPECTIVA BÍBLICA E SECULAR
E percorria Jesus toda a Galileia,
ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas
as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria;
e traziam-lhe todos os que padeciam acometidos de várias enfermidades e
tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos, e ele os curava
. (Mt 4.23-24)
E logo correu a sua fama por toda a
província da Galileia
. (Mc 1.28)
E a sua fama divulgava-se por todos os
lugares, em redor daquela comarca
 (Lc 4.37)
Porém a sua fama se propagava ainda
mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas
enfermidades
. (Lc 5.15)
As palavras gregas traduzidas por
“fama” nos versículos acima são akoe, que significa literalmente “ouvir
um relato acerca de fatos acontecidos ou dos feitos de alguém”, e logos, que pode significar “as notícias
acerca das realizações de alguém”. Em ambos os casos pode-se utilizar o termo
“fama” como tradução, assumindo este um sentido positivo. É assim que podemos
entender a fama de Jesus.
Há outros casos onde a ideia de fama
num sentido positivo está implícita:
Ora, o SENHOR, disse a Abrão: Sai-te da
tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te
mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o
teu nome, e tu será uma bênção
. (Gn 12.1-2)
Agora, pois, assim dirás a meu servo, a
Davi: Assim diz o SENHOR, dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das
ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. E estive contigo por toda
parte por onde foste, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos, e te
fiz, um nome como o nome dos grandes que estão na terra
. (1 Cr 17.7-8)
Em seu aspecto bíblico e positivo, a
fama tem as seguintes características:
- Não é buscada por aquele que a
adquire
- É resultado da ação direta e do plano
de Deus na vida daqueles que Ele deseja tornar conhecidos
- Tem a sua razão de ser para a glória
de Deus
Em sua perspectiva secular ou mundana,
a fama é almejada, buscada e disputada pelo próprio indivíduo, e tem como fim
último a sua glória pessoal.
O filósofo e escrito francês Guy
Debord, em sua obra A Sociedade do Espetáculo, interpretou de maneira bastante
interessante a busca desenfreada pela fama, pelo parecer e aparecer.
Em sua tese, a base da sociedade
existente é o espetáculo, ou seja, o aparente, o irreal, o ilusório, uma
relação social entre pessoas mediada por imagens. A vida organizada
socialmente se fundamenta na simples aparência das coisas.
Na sociedade do espetáculo “o que
aparece é bom, o que é bom aparece”. Dessa forma, todos querem aparecer, ser
vistos, ser aceitos e aplaudidos.
Na sociedade do espetáculo o indivíduo
não pode ficar “por baixo”, nos bastidores, pois precisa ser visto, aceito e
aplaudido. Na sociedade do espetáculo, que já atingiu a igreja evangélica
brasileira, é preciso aparentar ser o astro que não se é, ter o sucesso forjado
através do pagamento de “ofertas-jabás”. Na sociedade do Espetáculo paga-se
para aparecer.
A febre da fama atingiu pregadores e
cantores evangélicos. Há no Brasil grandes congressos onde para se cantar e
pregar é necessário dar uma “oferta missionária”. Pregadores e cantores pagam a
“oferta-jabá”, pois acreditam que após gravarem o seu CD ou DVD no referido
evento (ou eventos), vão “bombar”, e com isso terão a garantia de uma agenda
bastante rentável.
Algumas empresas literárias e
produtoras musicais “evangélicas” já se tornaram fábricas de ídolos, usando de
estratégias de marketing para promover os seus contratados, e com
isso multiplicar o seu capital, sem nenhuma visão de Reino.
CONCLUSÃO
Satanás intentou frustrar o ministério
de Jesus pouco antes do seu início. Para isso ofereceu ao Senhor o mesmo que
tem oferecido para os filhos de Deus nos dias atuais, numa tentativa semelhante
de frustrar, comprometer e destruir ministérios.
Jesus venceu Satanás pela Palavra,
permaneceu fiel aos propósitos do Pai, e com isso teve autoridade para exercer
o seu ministério, sem ter do que ser acusado pelo próprio Satanás, nem por
homem algum.
Observamos nos dias atuais o fracasso
de homens e mulheres que foram levantados por Deus, no início, e até no final
de seus ministérios, exatamente pela aceitação daquelas ofertas que Jesus
recusou. Foram seduzidos e tragados pelo egoísmo, pela busca da fama e do poder
temporal, da efêmera e passageira glória do aqui e agora.
Que o Senhor tenha misericórdia de nós!
Fonte Pr. Altair Germano


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